quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Chateau de Versailles

Salut!!!

Oi pessoal! Desculpem ficar sem escrever tanto tempo, mas.... tá corrido! hahahah. Essa vida de "partner" é corrida! juro!
Bom, o post de hoje, na verdade aconteceu ha 2 semanas atrás, mas vale a pena contar. Chateau de Versailles! Primeiro vou contar como a gente foi pra lá, porque essa história é, no mínimo, engraçada!
De Fontainebleau à Versailles são 75 km, mais ou menos uma hora de viagem. Fomos de carro Eu, Marina, Andreza, Sejal (uma indiana criada nos EUA- não sei se o nome dela se escreve exatamente assim) e uma amiga da Sejal, a italiana. Detalhe: a italiana não falava francês, nem inglês e muito menos português. Eu, Marina e Andreza não falávamos Italiano (fora aquelas palavras que a gente acha que é italiano e aprendeu nas novelas brasileiras, com os Berdinazzi e os Mezzengas). Mas, Sejal falava todas as línguas - menos português. Vai pensando como foi a comunicação no carro hahahahah. Foi engraçado, aprendemos algumas palavras em Italiano, e era uma mescla de inglês, italiano, português e claro, o velho e bom francês!

Bom, chegamos em Versailles. Da cidade, não vimos nada, fomos direto para o Chateau, que é imenso! Se você for pra lá, reserve pelo menos um dia inteiro para o castelo. E ainda assim, faltará coisa pra ver. Se você é muito apaixonado por Maria Antônieta e Luis XVI, reserve 2 dias!
Ah, se você for de carro, tem estacionamento na frente do Chateau.
Bom, se prepare porque lá é cheio. O mundo visita o Chateau de Versailles. Então, para tudo tem fila e muita, mas muita gente.

A dica é pegar o ticket "passaporte" que te dá acesso aos jardins e a todos os castelos - sim, sao pelos menos 3 castelos.... o principal, o Grand Trianon e o Petit Trianon (que o Rei deu para Maria Antonieta se divertir, fazer suas festinhas particulares, comer seus doces favoritos, e arruinar boa parte das finanças do tesouro francês! - pelo menos é o que conta a história).

O Chateau de Versailles está entre os monumentos do patrimônio mundial e constituem a mais bela e completa realização da arte francesa do século XVII. O primeiro castelo, feito em tijolo e pedra de Luis XIII foi aumentado por Luis XIV, que instalou lá a Corte e a Sede do Governo de 1682. A cidade de Versailles foi edificada em torno do Castelo.

Se você for visitar o Chateau no verão, o ticket passaport vale mais a pena  ainda, porque você consegue ver os jardins floridos, caminhar, tirar fotos e apreciar a bela paisagem. No inverno deve ser legal também, ver tudo com neve, mas deve ser difícil de caminhar pelo jardim.

Enfim, o Chateau é muito legal, ver a história de Maria Antonieta, de Luis XV e XVI (e todos os outros Luises rsrsr), da França, dos costumes da época..... Maria Antonieta era uma figura interessantíssima! Antes de ir, procure saber o pouco sobre a história dela, veja o filme. Grande parte do Castelo gira em torno dela, embora a historia seja bem anterior à Maria Antônieta.

Depois de visitar o castelo, veja o filme de novo que você o verá com outros olhos, garanto! Tem um filme francês sobre ela que também é super legal, é dá pra ver pelo youtube (é legandado):
http://www.youtube.com/watch?v=XnoZmPBysxI

Vista do Chateau principal

Da esquerda para direita: A Italiana, Andreza, Eu e Marina

Dentro do Chateau principal: Marina, eu e Andreza. Como diz Andreza: "Temos tantos assuntos que nem no áudio-guide a gente para de falar!"

Vista do Jardim de Versailles


Andreza e Sejal


No Petit Trianon: O quarto de Maria Antônieta e a foto dela com os filhos.


Ah, Maria Antonieta e Luis XVI deixam Versailles em 6 de outubro de 1789, após os primeiros dias da Revolução Francesa. Eles morrem guilhotinados.
E.... como diz a história: "Se não tem pão, que comam brioches!"

Bisous
Pri



2 comentários:

  1. Adorei, tambwem quero um dia visitar. Beijos, com muitas saudades, mamae

    ResponderExcluir
  2. Nosso dia Torre de Babel foi divertidissimo!!! Tambem quero assistir...vamos fazer uma sessao pipoca + Maria Antonieta!
    bj

    ResponderExcluir