sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vinho Branco - Macôn Villages

Sim, essa foto é na minha casa e SIM, fui eu que tirei! Show hein?!
Até sair minha bolsa de Pos-Doc me formo Chef com especialidade, publicações em Vinho e fotógrafa! hahaha (e metida, claro!)

Mas vamos lá, esse vinho branco é realmente uma delícia. No Carrefour perto de casa, ele custou exatamente 5,05 euros. Um pouco mais caros que os demais, mas valeu muito a pena! Pelo que andamos vendo, os vinhos brancos são mais caros que os tintos. Ainda vou descobrir porque....

No passado, Macôn era muito conhecida pelo vinho tinto, mas atualmente, a região da Bourgogne (onde fica Mâcon) é a que mais produz vinho branco. Segundo os especialistas, é aquele tipo de vinho leve, que pode ser consumido todos os dias, e os franceses o chamam de "bon marché e plaisant" (ou seja, boa compra e prazeroso!)

Uma curiosidade interessante é que os vinhos tintos de Mâcon, são produzidos nos "Mâconnais" e são  leves e frutados. Os chamados "Mâcon Superiores", provenientes da mesma zona, contem uma graduação alcoólica superior (por isso o nome superiores). A maioria dos "vinhos superiores" são vendidos pela classificação genérica de "Mâcon".

Os vinhos "Mâcon Village" (esse que tomamos) são da mesma zona dos tintos de Mâcon e usam a mesma técnica de fabricação, mas pelo que li, são melhores que os tintos (não sei dizer exatamente porque). Os vinhos brancos dessa região são chamados unicamente de "Mâcon Village".

Mais informações sobre os vinhos de Mâcon: http://www.terroirs-france.com/region/bourgogne_macon.htm

Nós o bebemos acompanhando um prato de "salmão avec oignon caramelizée" (vulgo cebola!), preparado por MOI! (nome do prato tbm inventado por moi) hehehhe
Depois passo umas dicas de como preparar esse salmão!

Estou ou não estou muito chef?

PS.: Ahhhh, a Exposição do L. Vitton ficou só pra amanhã!

Bisus
Pri



Nenhum comentário:

Postar um comentário