terça-feira, 21 de agosto de 2012

Avignon

AEEEEEE, agora temos internet em casa!!!! Uhuuuu. As coisas agora ficam bem mais fáceis! Internet, telefone e TV, nem acredito!!!!! :)

Bom, com internet já consigo atualizar o blog. Só pra constar, já estamos em Fontainebleau! Mas, vamos à viagem antes de chegar aqui...

De Saint Tropez, seguimos para Avignon... deu entre 2 e 3 horas de viagem, de carro. Avignon é uma cidade no sul da França, que durante vários anos foi a residencia de Papas da igreja Católica. Se não me engano, 9 papas moraram lá. Por isso, o mais famoso da cidade é o "Palácio Papal".

A história da cidade é bem interessante, e se junta muito com a história da Igreja Católica da época de 1300 (detalhe: Brasil nem tinha sido descoberto ainda hahahaha). Avignon foi convertida em residência dos Papas em 1309, quando era governada pela Sicília. Os papas habitaram lá, de 1309 à 1377. Cada um dos papas que habitou o palácio fez uma obra de "melhoria", aumentando o castelo. A história é bem interessante, vale a pena visitar e ver.  O Palácio é do estilo gótico e tem muralhas de 5 metros de espessura.

Para visitar o Palácio Papal e a ponte d'Avignon você vai gastar pelo menos, meio-dia, fazendo tudo bem rápido... por isso, sugiro um dia inteiro em Avignon. O passeio (palácio + ponte) custa 13,00 euros com audio-guide incluído (disponível em várias línguas). Vá com uma roupa confortável e um sapato bem baixinho (ou chinelo), porque andar naquelas ruas de pedra com um sapato não-confortável é bem difícil.

Frente do Palácio Papal


Do palácio, siga para a ponte, que é bem legal! É a ponte medieval sobre o Rio Rhone (ou Ponte de São Bénezet). A história conta que Benezet recebeu um chamado divino para construir a ponte (e o chamado era mais ou menos assim: "Benezet, Benzet, pega no teu cajado e constrói a ponte sobre o Rio Rhone!). Chegando em Avignon, ninguém acreditou no maluco, mas o prefeito disse que se Benezet conseguisse remover uma pedra que atrapalhava a cidade e a usasse como fundação para a nova ponte, eles acreditariam no chamado divino e construiriam a ponte.... Após conseguir a façanha, o povo acreditou nele e começaram, então, a fazer a obra. Benezet morreu antes de acabar a construção. A ponte foi construída entre 1171 e 1185, e depois de sofrer várias inundações, ela se encontra como é hoje (acaba no meio do rio!).

Pont d'Avignon

A ponte ainda tem mais uma curiosidade.... No século 15 fizeram uma canção de ninar com a Ponte d'Avignon. A canção se chama "Sur La pont d'Avignon"e, literalmente, cola na cabeça! rsrsrs. Achei a música no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=BHsER0a7MGA

Vista da Ponte para o Palácio Papal


Tem mais coisas para ver na cidade, mas não pudemos ficar mais tempo... Uma pena, porque Avignon é uma cidade bem agradável. 
De lá seguimos para Dijon, mas não conseguimos passear em Dijon porque tivemos que sair cedo, rumo Fontainebleau!

Bisus
Pri





Nenhum comentário:

Postar um comentário