domingo, 11 de novembro de 2012

Roma

Antes de mais nada, para conhecer Roma, é importante se situar na história mundial. Se você é que nem eu, que nunca foi boa aluna em história e, vem da França, onde a maioria das coisas se referem a Revolução Francesa, e afins, é melhor dar uma lidinha em história antiga. Eu acho que o ideal seria ficar uns 3 dias em Roma, porque tem muita coisa pra fazer. Pra quem tem pouco tempo, como nós tivemos, acho que o legal é fazer os principais pontos turísticos: Coliseu (dentro e fora), Forum Romano, Fontana di Trevi, Vaticano (Basilica São Pedro e Museu do Vaticano).
Roma é uma cidade com bom transporte público, as linas de onibus são ótimas. Metro tem menos, mas, vale a pena também. O ticket do ônibus, tem que comprar nas bancas de jornal perto das estações de ônibus, ou nas tabacarias.

Começamos pelo Coliseu, que fica perto do Fórum Romano. No Coliseu, para entrar, a dica é comprar pela internet para evitar fila, ou, pegar a visita com áudio guide (que, no dia que a gente foi, não sei por que cargas d'água tinha bem menos gente que a visita sem áudio-guide, custou por volta de 12 euros e você pode entrar no Fórum Romano). O Coliseu é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga, e está entre as colinas de Celio, Esquilino e Palatino. No Coliseu eram realizados grandes espetáculos como combates entre os gladiadores, caça à animais selvagens (trazidos da África).

O Fórum Romano nós fizemos no dia seguinte (o ticket é valido para 48 horas) e fica do lado do Coliseu. Lá, a melhor coisa é entrar com tempo, paciência e com um mapinha, porque a chance de se perder lá dentro é bem grande. O número de excursões também é bem grande, então, paciência nas filas. O Fórum Romano era o principal centro comercial da Roma Imperial, lá tinha lojas, templos, basílicas, arcos, etc. A dica é ir com algo explicativo (guia, áudio guide, excursão, etc), porque sozinho você não consegue entender muita coisa.

Coliseu de Fora

Eu e o Thales, dentro do Coliseu

Fórum Romano

A Fontana di Trevi é um lugar muito visitado! A gente foi no finalzinho do dia, e essa hora é bem legal de ir por causa da luminosidade, mas, tinha muita gente. Dizem que se vc jogar uma moedinha na Fonte, você volta a Roma. 


]
Fontana di Trevi


Thales na Fontana di Trevi

O mundo na Fontana di Trevi hahahah

No segundo dia fizemos o Vaticano. O Vaticano é um mundo a parte. A começar que é um país próprio, vc sabia? Então, descobri lá hehe. O Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929. A dica, de novo, é comprar os tickets pela internet pra evitar fila. Porque no Vaticano sim, tem muita, mas muita gente. O museu é muito interessante e nele fica a capela sistina. A capela é bem visitada e muito cheia. Mas vale a pena ver. As obras desenhadas na parede são fenomenais.
Dentro do museu do Vaticano tem um correio. Você pode comprar cartões postais e mandar de lá. 

Depois, fizemos a Praça de São Pedro e a Basílica, com a cúpula de Michelagelo. 

Praça São Pedro

Bom, Roma de uma maneira geral foi isso.
Bisous

Pri


Nenhum comentário:

Postar um comentário