sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Roma e Florença - Dicas culinárias!

Bonjhornoooo (agora em Italiano hahahah)

Eu vou separar o post em dicas culinárias e culturais, porque não tem como falar de Itália sem falar de comida. Lembra daquela famosa frase da sua avó: "mangia, mangia che te fa benne". É bem por aí!

Bom.... depois da aventura de voar Low Cost, chegamos em Roma.... Nossa, que delicia! Saímos da França com uns 9°C, chegamos em Roma com, sei lá, algo entre 20°C e 22°C. Que temperatura agradável!!! Chegamos bem tarde, mas na ida pro Hotel, já dei de cara com o Coliseu hahahahahha. Demais.

No dia seguinte acordamos com SOL. Putz, como sol faz diferença nas nossas vidas né? Também foi gostoso ouvir aquele monte de Italiano falando alto, falando com a mão, aquele transito confuso na rua, prego pra cá, prego pra lá... Me senti meio em casa sabe? hahahahah
E tem mais, a minha cara, definitivamente, é de Italiana.... Deus do céu! O nariz e a testa não negam minhas origens. O nome então, eles adoram pronunciar Pritchila hahahah. Tem até as "Catacumbas de Priscila", já ouviu falar? Então, eu também nunca tinha ouvido até o dono do hotel me contar a história.... É perto de Roma e tem muita gente que vai visitar. Parece que era um local onde havia sepultamento de cristãos no final do século II d.c. Priscila era a esposa do Consul Acilius, que se converteu ao cristianismo.... Maiores informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catacumba_de_Priscila

Mas vamos lá, o que fazer na Itália em termos culinários.... Primeiro de tudo: tome gelato! Pelo menos 2 por dia. O sorvete Italiano é um dos mais famosos do mundo.... e é realmente fabuloso, em cada esquina tem uma sorveteria boa. Eu adorei os de pistacho, chocolate, avelã (que parece um grande ferrero rocher). Mas tem um busilhão de sabores. Então, experimente todos que você quiser e puder.

Outra coisa importante: Na Itália coma sem culpa e sem medo de ser feliz. Prove mesmo e não se sinta culpada pelas calorias ingeridas! Vinhos, massas, pizzas, doces, sorvetes, lemoncello....Vale a pena fazer regime antes de viajar só pra poder engordar lá....

Nossa viagem foi uma orgia gastronômica.  Pra começar, no café da manhã do primeiro dia já comi um sonho de padaria (sim, sonho de padaria, aquele bem gordo, frito, com açúcar em cima e um creme branco dentro, gostoso) e tomei o meu famoso expresso matinal (ah, expresso na Italia, você tem que pedir o duplo, pois o normal vem com menos de um dedo de café). O capuccino e o chocolate quente também deve ser experimentado em algum momento.


No almoço desse dia, fomos em um restaurante bem legal, na vila velha de Roma, que se chama Tras Tevere. Eu recomendo! Pedimos o vinho da casa (lá é como aqui na França, vinho da casa é sempre bom!) e eu pedi um nhoque flor de zucchia (é flor de abobrinha). O Thales pediu um raviolli com molho de lagostim. Uma delicia. De sobremesa, comi uma panacota com frutas vermelhas e o Thales um tiramissú. Vale muito a pena, tanto pelo preço quanto pelo local. O restaurante é super agradável.



Vinho da Casa

Pratos

Sobremesa


Depois provamos um doce muito famoso: Cannoli. Sabe aquela frase do poderoso chefão que diz: "Leave the gun, take the cannoli"? Pois então, o cara sabia o que estava falando.... Que delicia! Pra quem nunca comeu, é tipo uma massa folhada com doce de leite dentro. Mas o doce de leite não é escuro que nem o nosso, é um creme branco. Resumindo, é aquele tipo de união que não tem como dar errado....é uma delicia! Também comemos um suspiro. Os suspiros italianos devem ser provados!!!! Era igual ao suspiro da minha vó!

Biscotteria

Ovo de páscoa gigante 

Thales e o Cannolli. A gente comprou nessa Pasticceria Valzani


Em Florença, tenho algumas dicas de restaurante... Fomos em um que se chama "Ristorante Buca Mario". Muito gostoso e a especialidade deles, além das massas claro, são as bistecas. O Thales pediu uma bisteca e eu um talharim ao molho de funghi. Estava muito bom, mas confesso que o do primeiro restaurante, em Roma, estava mais saboroso. Esse restaurante é bem típico e tradicional, existe desde 1886. É um pouco mais caro que os demais, mas vale a pena ir. Os garçons são muito simpáticos e o atendimento é ótimo. É tudo rápido e você tem que tomar cuidado para não jantar em 3 minutos hahahaha. O local é realmente muito agradável. Lá, a gente comeu um prato muito gostoso, que eram flores de abobrinha frita. Nossa, que delicia..... De sobremesa, pedi um pudim de leite. Gostoso, mas normal. No final, eles deram pra gente um avental do restaurante. Muito legal!
Maiores informações desse restaurante: http://www.bucamario.it/

Uma amiga minha foi pra Florença e jantou em um restaurante que se chama Enoteca Coquinarius, e fica na via delle oche, 15. Fica meio escondido, mas é perto do duomo. Ela disse que é muito bom. 

Importante dizer que a maior parte dos restaurantes de Florença  precisam ser reservados com antecedência. No hotel que você se hospedar fale com o pessoal da recepção, que eles fazem isso para vc. 

Bom, acho que de comida tá bom né? hahahahaha
Só de ler engorda! hahahhaha, brincadeirinha.

Prego
Pri 





Nenhum comentário:

Postar um comentário