domingo, 7 de outubro de 2012

Nuit Blanche, Paris

Salut!!!!

O final de semana foi tão agitado, que merce 2 posts! hahahah

Ontem a noite teve, em Paris, a Nuit Blance. É um evento artístico e cultural, muito legal, que envolve a cidade inteira. Imagina você ver/presenciar manifestações artísticas e culturais, em Paris, a noite?! Então, vai pensando.... foi demais. A cidade fica linda (mesmo com chuva!), cheia de gente, toda iluminada. Paris já é assim, eu sei, mas fica mais.

A Nuit Blanche, é um evento da prefeitura de Paris (Mairie de Paris) e funciona mais ou menos assim.... Há 3 pontos de informações na cidade: esse ano foi: um na Champs-Elysée; um no Hotel de Ville, e, um, no Institut du Mond'Arabe. Nesses locais, eles entregam a programação da noite (mas que também pode ser adquirida pela internet). No programa vem descrito as coisas que acontecem na cidade. Tem performances culturais, música, igrejas abertas, exposições... enfm, tem de tudo acontecendo. Tem até performance cultural na qual o público participa! Na verdade, são muitos eventos acontecendo concomitantemente, então é legal você selecionar os que você mais quer assistir para não ficar perdido. Vário museus ficam abertos: Louvre, Pompidou, Institut du Mond'Arabe, Grand e Petit Palais, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Cinematheca, entre outros...

A minha dica é, ande a pé pela cidade para ver as coisas acontecendo. Tudo, nessa noite, fica aberto até mais tarde, Paris ganha um ar de "vida acontecendo" a noite... Pessoas de todos os tipos imagináveis andam na rua, comem, gritam, bebem. É fascinante.

Nós fomos! Eu, Thales, Maria Alice e Bruno. Fomos de carro até Paris, paramos num estacionamento e, de lá, fizemos tudo a pé. Vimos uma exposição na Estação de trem (Gare de Austerlitz), e de lá fomos ao Institut du Mond'Arabe. Foi bem interessante! Depois, saímos andando por Paris.... Fomos para os lados da Notre Dame, porque queríamos ir no Pompidou (não conseguimos entrar por causa da fila)... Mas é muito interessante ver a quantidade de gente andando nas ruas! Tudo iluminado.. Tomamos uma cerveja num típico café Parisiense. Foi muito legal. Voltamos para Fontainebleau umas 3h da manhã. Chegamos as 4h em casa.

No Alto do Institut du Mond'Arabe - Pena que eu fui com a máquina de fotografar pequena... ela não exprimiu com fidelidade a visão deste momento, mas td bem.... hahahah

Maria Alice e Bruno, nossos companheiros de Nuit Blanche

Eu na Notre Dame - repare que a máquina também não exprimiu com fidelidade o sentimento do momento!

E é isso pessoal, quem estiver em Paris ou nos arredores na próxima Nuit Blanche, que deverá acontecer também nessa época, em 2013, vale a pena comparecer!