domingo, 23 de dezembro de 2012

Fim de ano - 1a. parada: Praga

Salut tout le monde!!!
Ça vá bien?

Faz tempo que não escrevo né? Eu sei que falar que as coisas estão corridas é repeteco, mas estão. O Pós-Doc está a todo vapor e as coisas em Fontainebleau estavam agitadas nesse fim de ano. Minha "partner" Andreza está voltando para o Brasil, outras meninas indo pra Cingapura, fazer a troca de Campus do MBA... Em Fontainebleau mesmo, vamos ficar só eu, Marina e Mariana.... Mas é isso aí, a vida é assim mesmo e vamos que vamos!

Fim de ano bate uma nostalgia e uma saudades de casa, mas nada mais justo pra matar toda essa saudades que um passeio por Praga, né não?
Como diz minha nova filosofia de vida: é o que temos por hora! E assim sendo, vamos aproveitar!!!!

Bom, então, nesse fim de ano nossa primeira parada é PRAGA, a capital da Republica Tcheca. Tudo começou muito bem... Logo na chegada em Praga, ganhamos um upgrade no hotel e a mulher da recepção foi sensacionalmente simpática com a gente :)

Em todos os lugares que li sobre Praga, sempre tem uma frase dizendo que é uma das cidades mais bonitas do leste europeu, ou ainda, uma das cidades mais bonitas da Europa.... Vim meio desconfiada, mas animada. E minha resposta à essa frase é: Sim, Oui, Yes, de fato, é uma das cidades mais lindas e intrigantes que eu já conheci. Não sei se é esse clima natalino, com pessoas felizes por todos os lados, se foi a chuva de neve que deu ontem ou ainda, se são as árvores de natal e "marches de noel" espalhados pela cidade... só sei que Praga é sensacional.
E além de tudo, os "Pragueses" (ou seja lá como se chama o povo que mora em Praga hahaha) são muito, mas muito simpáticos. Assim, a cidade é bastante acolhedora!

Outras coisas também ajuda a gente gostar da cidade... O custo das coisas aqui parece ser bem mais barato que na França. A moeda local é convertida em +/- 25 moedas locais para 1 euro. Quando a gente olha o preço das coisas assusta a primeira vista, mas fazendo a conversão, tudo fica sensacionalmente barato.

Ficamos bem pouco tempo em Praga, mas ficaria mais. Chegamos dia 22 a noite e estamos indo embora hoje, para Vienna. Ahhh, importante e fantástico: as coisas ficam abertas aqui até bem mais tarde que na França. Supermercadinhos 24 horas, restaurantes abertos até 1h da manhã... nossa, que saudades disso! hehe

Ontem tiramos o dia para andar em Praga. Estava MUITO frio (a máxima do dia foi de -1°C!), mas foi bem legal. Deu uma chuvinha de neve para dar mais charme nesse friozão todo!






Visitar Praga nessa época do ano significa: marches de noel, arvores de natal e concertos de música! Tem isso espalhado por toda a cidade. Começamos pela Praça Central. Claro que tinha uma marche de noel gigante, com muito vinho quente, rolinhos de pão com açúcar (que me pareceu uma especialidade Checa), arvores de Natal e presépio. Lindo! E pra completar tinha uma banda de musica com locais que era sensacional. Eram 5 senhores, bebendo cerveja (aqueles copoes de 1 litro) e tocando musicas natalinas e nao-natalinas. Gloria Gloria aleluia fez a multidão (de umas 20/30 pessoas) se alvoroçar! hahahha. Percebi que Gloria Gloria Aleluia é um clássico mundial! hahaha






Bandinha da Praça

Lá do lado tem o relógio Astrológico. Bemmm legal tbm. Parece que nesse local do relógio, no alto da torre, tem uma apresentação que é feita de hora em hora, com bonecos e musica. Dizem que é um classico de Praga. Não conseguimos ver por causa da banda que fazia mais barulho que o relógio  mas dizem que é legal.

Relógio Astronômico

De lá, fomos andando pela cidade em direção ao castelo. Andar em Praga é uma descoberta.... é tudo lindo! Dizem que andar sem rumo é o mais indicado, porque a cada fim de rua, viela ou avenida, aparece uma atração cultural, ou um prédio com uma arquitetura diferente. Foi o que fizemos.... É tudo muito preservado. 

Passamos pela Ponte Charles (ou Karluv Most), que é em estilo Gótico e só para pedestres. Várias esculturas na ponte e é a melhor forma de atravessar o rio, em direção ao castelo. Chegamos no castelo e ficamos andando por lá. Ahhh, importante, antes disso, 2 paradas para chocolate quente com rum, dado o frio de -2°C!


Ponte com estilo Gótico

No Castelo, tinha uns cartazes anunciando um concerto de musica clássica na igreja do castelo. Resolvemos ir.... Foi FENOMENAL!



Igreja do Concerto


Voltando para o hotel, fomos jantar em um lugar que eu super-indico. Se chama "Apropos". Comi um "goulash" que é um prato típico da Rep. Tcheca. É bem gostoso e esquenta. É como se fosse uma carne moida (numa sopa grossa), com batatas, servida num pão. E claaaro, uma cerveja local para acompanhar hehhe



Bom, acho que era isso.... preciso organizar as coisas aqui, para partimos para Vienna! Vamos de trem, logo mais....

Feliz natal a todos
beijinhos
Pri



Um comentário:

  1. Olá, Pri:

    Sou Lydia Poleck e preciso de informações do INSEAD. Não consigo entrar pois não tenho registro no Instituto.
    Você poderia me ajudar sugerindo alternativas? Informo que trabalho em uma escola de administração que quer enviar 15 executivos para fazer um curso no INSEAD.
    Como faço par conseguir um site com interação?
    Muito obrigada e sucesso no seu curso.
    Se puder, me mande um e-mail:
    lydia-p@segplan.go.gov.br

    ResponderExcluir